sexta-feira, 27 de agosto de 2010

XIV Feira Pan-Amazônica do Livro

Está aberta oficialmente a XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, que toma conta novamente do Hangar Centro de Convenções e Feiras de Amazônia de 27 de agosto de 5 de setembro. Nesta edição, a língua portuguesa une Brasil e os países africanos homenageados e mais de 25 mil pessoas prestigiaram a noite de abertura, uma prova de que o evento deve novamente bater recorde de público e lógico eu estava lá.

Entre os destaques dos dez dias de programação, bate-papos com os escritores Mario Prata,
Carlos Heitor Cony, Pedro Bandeira, Caco Barcellos, Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Ziraldo, Marcel Souto Maior, o educador Celso Antunes, a roteirista e apresentadora FernandaYoung, o cineasta Joel Zito Araújo, a sexóloga Laura Muller, o rapper Rapin Hood e o dramaturgo Ariano Suassuna. E sem falar que você pode encontrar muita gente conhecida, eu encontrei até a minha professora Sara da 7° serie de historia.

Há ainda 400 expositores em 178 estandes, apresentando milhares de livros dos mais variados estilos. Na parte científica, cerca de mil cursos, palestras, seminários, além de diversas atrações para o público infantil, peças e shows ou seja: há de tudo na Feira
do Livro, para todos os gostos. E olha ai minha amiga em um dos estandes vendo muito os livros de historia.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes diversas autoridades e grupos de culturaafro, que deram uma pequena amostra do tema que a feira aborda: a África. O público foi recebido com roda de capoeira e batuques. Na oportunidade, Cincinato Marques, Secretário de Estado de Cultura, comentou as expectativas para esta edição.
“Meio milhão de pessoasestiveram aqui ano passado, foram movimentados R$ 30 milhões e este ano vamoscrescer ainda mais”, acredita. O secretário acrescentou também a importância dotema desta edição, ‘África que fala português’.

“A aproximação entre o Brasil e o continente africano é de extrema importância e o patrono não poderia ser outro, afinal Bruno de Menezes foi um dos primeiro poetas a demonstrar a africanidade através de sua literatura”, apontou.

João Aroldo Menezes, filho de Bruno de Menezes, foi o convidado especial da solenidade de
abertura, e na ocasião recitou dois poemas de Bruno, mostrando os costumes africanos presentes em sua obra.

A XIV Feira Pan-Amazônica Livro segue até o próximo dia 5. Visitação sempre das 10h às 22h, com entrada franca para toda a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FOTOS ELUANA

FOTOS ELUANA

Lembre-se:

... :-) Se queremos influenciar outras pessoas, importa que sejamos pessoas com efeito verdadeiramente estimulante e encorajador sobre os outros... Beijos ;-) ...